FICHA TÉCNICA

A Casa Infernal de Richard Matheson | Resenha | Acervo do LeitorAutor: Richard Matheson
Ano de Lançamento: 2009
Nº de páginas: 256
Editora: Novo Século
Compre na Amazon – Indisponível


SINOPSE

A Casa Infernal – Por mais de vinte anos a Mansão Belasco permaneceu vazia. Tida como o Monte Everest das casas mal-assombradas, essa construção de aspecto imponente e sinistro testemunhou cenas inconcebíveis de horror e depravação. No passado, duas expedições com o propósito de investigar os segredos que a casa encerrava terminaram em assassinato, suicídio e loucura para seus integrantes. Agora, uma nova investigação tem lugar, levando quatro estranhos ao local interditado, determinados a esquadrinhar a Mansão Belasco em busca de respostas definitivas sobre a vida após a morte. Cada um dos membros da nova equipe tem suas próprias razões para enfrentar os tormentos e tentações indescritíveis da mansão; mas, será que alguém consegue sobreviver ao mal que espreita na casa?


RESENHA – A CASA INFERNAL

O que se esconde sob o manto da perversidade e devassidão? Quão lúgubre é a mente humana e quão feroz é sua podridão? O que sobra de nossas ações em vida, ao espelharmos a morte que ainda nos aguarda? Estamos além e formamos o Inferno na Terra? Somos marionetes de nossos desejos? Somos reféns de nosso orgulho e luxúria? Para todas estas questões, sugiro que leia A Casa Infernal de Richard Matheson. Um livro que vai além de seu título, um livro que nos faz ansiar por momentos ainda vindouros.

A Casa Infernal de Richard Matheson | Resenha | Acervo do Leitor

“Imagens começaram a cruzar sua consciência. O quarto à noite com as luzes acesas. Alguém deitado na cama. Uma figura rindo à socapa. Olhos fixos e brilhantes…”

Na trama, vamos acompanhar quatro pessoas que foram contratadas por um senhor em fase derradeira de sua vida, para esclarecer os segredos de uma casa há muito assombrada, e que, segundo dizem, detém os segredos para a vida após a morte. A Mansão Belasco ou A Casa Infernal, como assim é conhecida, é cercada por mistérios e um passado trágico para àqueles que já se aventuraram por seus domínios. Em sua história, somente uma pessoa sobreviveu as loucuras e perversidades infestadas sob a casa, Benjamin Fischer, que é justamente um dos contratados pelo senhor Deutsch para esta nova empreitada, com seus 16 anos e no auge de seus poderes mediúnicos, o garoto foi levado à Mansão Belasco juntamente com outro grupo, ao final, todos tiveram suas vidas ceifadas misteriosamente, restando somente Fischer. E, agora, o homem atormentado pelo seu passado, irá enfrentar novamente a casa que lhe desgraçou a vida.

Florence Tanner, uma médium espiritualista, juntamente com Fischer, se juntará sob a liderança do cientista parapsicólogo Dr. Lionel Barrett e sua esposa Edith para descobrir as agruras que se escondem sob os carpetes luxuosos e a arquitetura monstruosa da Mansão Belasco. Barrett, um homem orgulhoso e determinado, acredita ter a chave para este mistério com uma ferramenta que trabalhou ao longo de toda a sua vida. Florence por outro lado credita ao sofrimento dos mortos, a assombração da casa.

A Casa Infernal de Richard Matheson | Resenha | Acervo do Leitor“De repente, a figura estendeu a mão em sua direção e Edith berrou, tapando o rosto com as mãos. Com um ruído que lembrou uma chicotada, a figura desapareceu.”

O livro me remeteu a bons filmes de terror sob mansões mal-assombradas, tais como: Rose Red e A Casa da Colina. Richard Matheson possui uma escrita muito bem delineada, fluida e instigante. Somos levados por vários mistérios ao longo da trama, e o embate filosófico entre o pragmatismo do Dr. Barrett e o misticismo da Sra. Tanner são um dos pontos fortes do livro. Sob a casa, esconde-se uma aura de loucura, que leva aos visitantes, alucinações que podem e devem ser mortais caso se prendam em suas armadilhas. Outro ponto positivo, é o protagonismo que o autor dá a cada personagem. Todos têm o seu momento, todos têm a chance de desvendar os segredos da Casa Infernal, mas a que custo isso será cobrado? Para saber isso, basta ler este clássico e intrigante livro de terror.

A Casa Infernal de Richard Matheson | Resenha | Acervo do Leitor

“Pareciam que os acontecimentos dos dias passados pertenciam a uma outra existência.”


SENTENÇA

A Casa Infernal é um clássico do terror de um dos grandes autores do gênero. Infelizmente a editora Novo Século não lança uma nova edição há um bom tempo, e para encontrar esta relíquia, você deve se aventurar pelos sebos físicos e/ou digitais. Com uma trama bastante envolvente e momentos aterrorizantes, Richard Matheson nos mostra que às vezes menos é mais, e não é necessário se alongar por páginas e páginas para fazer uma ótima história. Sucinto, objetivo e magistralmente escrito, sejam todos bem-vindos à Casa Infernal!

Comentários

Comentários