A TORRE NEGRA de Stephen King

Hoje a Sony finalmente liberou o primeiro trailer da aguardada adaptação de A Torre Negra de Stephen King. E nós do Acervo do Leitor separamos algumas imagens e referências para falar sobre pontos importantes do filme. Isso significa falar sobre todos os aspectos de Roland Deschain também conhecido como o Pistoleiro, interpretado por Idris Elba, desde seu olhar marcante, suas primorosas habilidades com suas armas e outros trejeitos. Também vamos analisar a versão do Homem de Preto do filme, interpretado por Matthew McConaughey e sobre o jovem Jake Chambers de Tom Taylor que é um divisor dentro de toda a série de livros. O filme também conta com as participações de Katheryn Winnick, José Zúñiga e Dennis Haysbert, A Torre Negra chega aos cinemas em agosto deste ano.

Falando de outros mundos, este trailer também mergulha no Mundo-Médio, nos habitantes que vivem por lá, e principalmente na história já conhecida por fãs sobre o mundo-que-seguiu-adiante.

Confira o trailer legendado:



A Torre Negra de Stephen KingA TORRE NEGRA

Data de lançamento: 4 de Agosto de 2017
Direção: Nikolaj Arcel
Elenco: Idris Elba, Matthew McConaughey, Tom, Taylor, Jackie Earle Haley, Abbey Lee.
Gênero: Aventura, Fantasia e Terror

SINOPSE E DETALHES

Um pistoleiro chamado Roland Deschain (Idris Elba) percorre o mundo em busca da famosa Torre Negra, prédio mágico que está prestes a desaparecer. Essa busca envolve uma intensa perseguição ao poderoso Homem de Preto (Matthew McConaughey), passagens entre tempos diferentes, encontros intensos e confusões entre o real e o imaginário. Baseado na obra literária homônima de Stephen King.

— ATENÇÃO! Este artigo pode conter SPOILERS da série. —

Preparados? Então vamos lá!

Idris Elba como o Pistoleiro

A Torre Negra de Stephen KingAgora é um bom momento para falar sobre a escalação de Elba como Roland Deschain. Muito criticado pelos fãs no anuncio de sua participação nos filmes, o ator conhecido por seus papéis nas séries Luther, The Wire e em filmes como: Thor e Beasts of no Nation, soube trazer todo o ar badass que ronda o Pistoleiro. Roland é o típico herói trágico emocionalmente destacado que mantém amigos e aliados à distância, numa tentativa de protegê-los (e a si mesmo), permitindo também que o destino funcione em serviço do KA.

A Torre Negra de Stephen King

A Torre Negra de Stephen KingEis o que Elba tinha a dizer sobre a escrita de King e o arco de Roland (via Complex):

“Roland Deschain em particular é um personagem que tem uma enorme e maciça jornada ao longo da série de livros. Se você leu os livros ou não, você está indo em um mundo rico, muito bem estruturado, onde você encontrará personagens incríveis“.

Apesar de sua natureza bruta e arrogante, Roland finalmente assume uma espécie de papel de pai para o garoto Jake Chambers, desde o momento que o garoto chega no Mundo-Médio. Esta é uma maneira interessante de apresentar os personagens aos novos expectadores, o trailer trata muito bem de como será a relação paternal de Roland para com Jake, desde o momento em que o Pistoleiro parte em sua missão para caçar o Homem de Preto e alcançar a Torre.

A Torre Negra de Stephen King

A Torre Negra de Stephen KingDeve-se dizer que Roland traz um conjunto particular de habilidades de pistoleiros para o filme. Estes vêm de uma vida de prática com armas que são basicamente uma extensão do próprio corpo, mente e coração de Roland, e desempenham um papel importante na mitologia da história criada por King. Os grandes momentos do trailer foram justamente focados em como o Pistoleiro consegue mesclar velocidade e precisão no manuseio das pistolas com cabos de sândalo.

A Torre Negra de Stephen King

A Torre Negra de Stephen King

A Torre Negra de Stephen King

A Torre Negra de Stephen King

A Torre Negra de Stephen King

A Torre Negra de Stephen King

A Torre Negra de Stephen KingAqui está o que Elba disse em uma entrevista sobre o treinamento com sua arma:

“Curiosamente, no momento em que eu estava treinando para ser um lutador profissional de K1 me foi passado um cronograma pesado de treinamento de aptidão física e treinamento de arma em torno disso. Acabou naturalmente que tenho uma boa mira! Eu usei uma variedade de armas para praticar durante as gravações, mas ao final, usamos apenas um tipo de arma”.

A Torre Negra de Stephen KingParece que vamos ver Roland usar algumas dessas habilidades de arma não apenas sobre o Homem de Preto, mas sim sobre o que eu presumo serem os capangas do chefe do crime de Nova York Enrico Balazar e seu braço direito, Jack Andolini. Ou estes poderiam ser apenas alguns vilões sem rosto fixados em Roland pelo Homem de Preto. O conflito com o sindicato do crime inclui Roland e Eddie Dean, que não se espera que apareça em A Torre Negra, então talvez essa cena seja apenas um aceno para aquele momento marcante de “A Escolha dos Três”.

Teria sido um enorme erro não incluir o a “Oração” do Pistoleiro, ou pelo menos uma parte dele, neste primeiro trailer. Felizmente, Elba encerra o trailer com os famosos dizeres:

“Eu não miro com a mão;
Aquele que mira com a mão esqueceu o rosto do pai.
Miro com o olho.
Eu não atiro com a mão;
Aquele que atira com a mão esqueceu o rosto do pai.
Atiro com a mente.
Eu não mato com a arma;
Aquele que mata com a arma esqueceu o rosto do pai.
Mato com o coração.”

Como um ditado popular no mundo de Roland, “esquecer o rosto de seu pai” significa basicamente “eu me envergonhei” ou “eu me desviei do caminho”. Literalmente, vemos o rosto do pai de Roland, Steven Deschain, também conhecido como Roland The Elder, interpretado por Dennis Haysbert.

A Torre Negra de Stephen King

A Torre Negra de Stephen KingO que há de interessante nessa revelação – além da decisão do elenco fantástico – é que provavelmente vamos ver um flashback que revela um pouco do passado de Roland. Inicialmente, nós pensamos que isso seria trabalhado exclusivamente na futura série de TV, então talvez este seja o pontapé inicial do que está por vir.

Matthew McConaughey como o Homem de Preto

A Torre Negra de Stephen KingUm homem de muitos nomes, o Homem de Preto é o grande inimigo de Roland e um personagem muito, muito complexo dentro da mitologia da Torre Negra e até mesmo em outros livros de Stephen King ele se destaca como grande vilão. Conhecido também como Walter das Sombras, o antagonista do Pistoleiro é um verdadeiro feiticeiro e embaixador do Rei Rubro. A história do Homem de Preto e do Pistoleiro remonta a um longo caminho. O filme da Torre Negra nos leva a um embate mortal entre os personagens.

Veja como McConaughey descreveu seu personagem (via Fandango):

“Ele mata em todos os tipos de maneiras, às vezes é por tédio, às vezes é por expor hipocrisias. Muitos de seus poderes têm a ver com o controle da mente. Pode colocar um pensamento na cabeça de alguém e eles podem impor-se. Durante o trailer ele fala – “A morte sempre vence.” O baralho está empilhado contra a humanidade e ele se deleita com isso. “

A Torre Negra de Stephen KingA citação sobre o baralho sendo empilhado contra a humanidade é curiosa, especialmente porque os livros apresentam uma cena entre Roland e o Homem de Preto, em que o vilão usa um baralho exclusivo de cartas de tarô para predizer o futuro de Roland. Eu não tenho certeza de como isso vai ser apresentado no filme (se em tudo) desde o trailer provoca um confronto mais tradicional entre os dois. Mas como McConaughey confirma, nem todos os momentos que vemos do Homem de Preto, também conhecido como Walter Padick, devem ser tomados literalmente:

“[Às vezes] Walter está literalmente lá, e outras vezes eu estou apenas entrando em sua mente.”

A Torre Negra de Stephen KingWalter está realmente em Nova York? Talvez sim, talvez não, mas ele certamente desempenha um papel importante em nosso mundo nos livros. Quanto dessa história vai cruzar com o filme continua a ser um mistério; McConaughey descreveu o filme como “um amálgama de alguns livros diferentes. Se você conhece os livros você vai reconhecer onde colocamos coisas diferentes. Este é o primeiro capítulo de uma série de histórias que se as pessoas aparecem, teremos um muito mais para contar. “

E McConaughey fala sobre sua escolha ao aceitar este icônico papel:

“Outros papéis passaram pela minha mesa – outros que eram franquias que estavam já consolidadas. [A mim] estavam sendo oferecidos papéis de sequências, mas eu senti que aqueles não eram os caminhos certos. Em a Torre Negra eu posso entrar no inicio da história, eu posso ter propriedade e autoria e me introduzir numa franquia incrível. [Para mim], isso é mais atraente do que estar em algo que já é bem sucedido. “

Sobre a série de TV:

“Sim, estou um pouco envolvido, mas até que ponto? Ainda estamos descobrindo isso.”

A Torre Negra de Stephen KingA Torre Negra certamente dará grande destaque ao personagem de McConaughey, até mesmo para se ter uma história muito mais profunda a longo prazo, como ilustra esta rápida passagem de Walter homenageando seu mestre, o Rei Rubro. Se o Rei Rubro for a força maior por trás da destruição da ordem no universo conhecido – como simbolizado e literalmente mantido pela Torre Negra – Walter é sua principal ferramenta e arma usada para conseguir isso em todos os mundos conhecidos.

No entanto, aqui está o que Elba disse ao site Complex quando perguntado qual é a sua nova palavra favorita ou frase de A Torre Negra:

“Rei Rubro – porque eu vou derrubá-lo.”

A Torre Negra de Stephen KingA imagem acima passou rapidamente no trailer e, a menos que você olhasse atentamente, não perceberia a esfera colorida, que está presumivelmente em sua mão. Tudo indica que estamos diante de uma das bolas de cristais que compõe o “arco-íris do mago”, uma coleção de 13 esferas de vidro criados por Maerlyn para semear o caos no mundo. Há um monte de conotações e poderes conectados a cada esfera, incluindo invocação de demônios, capacidade de olhar para outros mundos e em outros tempos, habilidades físicas que permitem ao portador levitação e telepatia. Enquanto 12 dos orbes coloridos foram aprisionados aos Doze Guardiões do Feixe, o 13º – o vidro visto acima – representa a própria Torre Negra. Ele também atua como um dispositivo de comunicação entre o Homem de Preto e o Rei Rubro. Há muita mitologia empacotada nesta imagem solitária. E muitas suposições a serem feitas.

A Torre Negra de Stephen King

É aqui que o filme traz mais algumas liberdades com os poderes e habilidades do Homem de Preto. Este confronto parece ser uma versão mais Hollywood do jogo mais mental de gato e rato que Roland e seu inimigo realizam no livro. É nítido que o cinema precisa de um jogo de espetáculos e efeitos especiais, especialmente em um blockbuster tão aguardado. Só esperamos que alguns dos momentos mais calmos da saga de King chegue às telas.

Tom Taylor como Jake Chambers

Jake Chambers desempenha um papel muito importante na história de A Torre Negra, e na história mais pessoal do próprio Roland. No entanto, os primeiros livros da série se concentram no Pistoleiro como o protagonista, enquanto este trailer faz parecer que o público virá a ver os muitos mundos da Torre Negra através dos olhos e experiências de Jake, pelo menos de início. Essa é uma rota interessante a ser tomada e é certamente uma curva de aprendizado mais fácil do que deixar os espectadores em uma vasta área deserta povoada apenas pela cabana de um eremita ocasional e uma porta solitária. O que foi um dos pontos criticados pelos leitores no primeiro livro da saga.

As visões de Jake do Gunslinger e do Homem de Preto são analisadas no trailer pelo Dr. Hotchkiss (José Zúñiga) em uma cena que um terremoto se desenrola, os leitores da saga podem criar diversas suposições sobre o ocorreu de fato.

Esta é uma tomada que está recheada de referências, vamos a algumas das principais: o Pistoleiro, o Homem de Preto, a Torre Negra, possivelmente o Rei Rubro – mas também existem outras estruturas, uma das quais pode ser o Algul Siento, também chamado Céu Azul e Devar-Toi. SPOILERS A SEGUIR, este local foi ocupado por telepatas chamados Breakers que são os encarregados pelo Rei Rubro de quebrar as Eixos que mantem a Torre Negra. Não espere ver a famosa batalha que acontece aqui, pelo menos não neste primeiro filme.

Há diversas referências a criaturas que habitam o mundo-médio, há ilustrações que podem remeter a outros membros do novo Ka-tet (grupo de pessoas convocadas pela KA ou destino) de Roland. Isso veremos ao decorrer dos filmes.

As imagens acima destacam o que parece ser a primeira viagem de Jake para o Mundo-Médio, embora nos livros, sua primeira passagem fora muito mais violenta e até mesmo marcante. Isso não quer dizer que sua batalha com o demônio que protege a porta não será épica.

É difícil dizer exatamente o que está acontecendo nesta sequência, mas, essencialmente, a própria casa está atacando Jake no momento que ele está entrando pela porta que leva ao Mundo-Médio.

A Torre Negra de Stephen KingNesta sequência Jake e Roland compartilham uma refeição e experiências. Talvez seja neste momento que o Pistoleiro irá falar ao garoto o que representa sua busca à Torre Negra.

Esta foto remete a Jake e sua mãe, Laurie (às vezes Megan) Chambers (Katheryn Winnick). Nos livros, a mãe de Jake é bastante “ausente”. Suas canções de ninar também têm o hábito de aterrorizar Jake e agravar seus já horríveis pesadelos. Não está claro exatamente que tipo de personagem Winnick vai fazer no filme ou o quanto ela será aproveitada.

É claro que, embora Jake pareça estar em perigo durante grande parte do filme, ele está curtindo sua aventura. Isso é manter o espírito com os livros, embora uma viagem angustiante espera pelo jovem viajante. Nesta cena, um bandido (de algum tipo) tenta sequestrar Jake, sendo derrubado em seguida pelo Pistoleiro. Roland, ao que parece, fará o que puder para proteger seu mais novo amigo.

As Portas do Mundo-Médio

A Torre Negra de Stephen KingEsta é uma das portas que levam ao mundo de Roland Deschain, um mundo que “mudou”, um mundo que seguir adiante. Embora seja claramente uma visão aterrorizante, também vemos que o Mundo-Médio foi em outrora um mundo civilizado de tecnologia e paisagem urbana, mas que há muito tempo caiu em decadência. Esta é justamente a ideia central da história abrangente sobre a Torre Negra e está representada de forma fiel aos livros.

Não vemos nem o Deserto Mohaine nem o Mar Ocidental que enquadra a jornada de Roland nos primeiros volumes, mas talvez alguns desses planos sejam das Montanhas Ciclópicas que Roland e Jake atravessam em sua busca pelo Homem de Preto.

Além da aparência decrépita do Mundo-Médio, temos um bom número de takes da própria Torre Negra, e dos eixos que a suportam, sofrendo ataques e sendo parcialmente destruídos. Provavelmente estas são visões de Jake ou Roland sobre o que aconteceria caso eles falhassem em seu propósito de alcançar seu objetivo.

A Torre Negra de Stephen King

A Torre Negra de Stephen King

A Torre Negra de Stephen King

A Torre Negra de Stephen KingEm alguns takes que são difíceis de distinguir, podemos ver Jake Chambers de frente para uma espécie de névoa vermelha amorfa no meio da floresta. Eu não tenho certeza se este é o demônio Oráculo, presente no segundo livro, que Roland lida afim de obter algumas respostas, há inúmeras possibilidades para esta tomada.

Seria este o Guardião Shardik?

Existem também antagonistas humanoides em A Torre Negra, embora sua identidade ainda não tenha sido confirmada. Se Roland e Jake estiverem realmente se movendo através das Montanhas Ciclópicas, faria sentido vê-los entrando em conflito com os Mutantes que vivem nas minas abaixo. Entretanto, estes povos violentos são provavelmente os Can-Toi, ou homens baixos, ou os Taheen.

A Torre Negra de Stephen KingUniverso Compartilhado de Stephen King

Enfim chegamos a algumas das referências presentes no trailer a outros livros de Stephen King:

A Torre Negra de Stephen KingEste tiro rápido do escritório do Dr. Hotchkiss revela uma pilha de livros de psicologia (e outros) ao lado de uma pequena estátua curiosa, mas o grande destaque é sem dúvidas esta fotografia emoldurada do Timberline Lodge, mais conhecido como o Overlook Hotel de O Iluminado.

A Torre Negra de Stephen KingOutro take rápido revela Jake andando por uma espécie de floresta e ao seu lado direito encontramos um clara referência ao palhaço Pennywise e seus famigerados balões de IT A Coisa.

A Torre Negra de Stephen KingComo McConaughey disse a Fandango, seu personagem, que aparece em muitas outras obras de King, tem grandes chances de aparecer em outras adaptações, como A Dança da Morte por exemplo:

“Sim, isso é algo que estamos abertos a discutir – [a] grande coisa sobre Walter é que ele aparece nessas outras coisas diferentes. Ele está em toda parte. Se isso é um sucesso, as oportunidades são infinitas. Eu adoraria explorar isso.”

E você gostaria de ver McConaughey em outras adaptações de Stephen King?

A Torre Negra de Stephen King

A Torre Negra de Stephen KingFonte: Collider

Qual sua expectativa para este filme? Deixe nos comentários e compartilhe com seus amigos

Comentários

Comentários