FICHA TÉCNICA

CAMINHO DAS SOMBRAS – ANJO DA NOITE #1
Autor: Brent Weeks
Ano de Lançamento: 2016
Nº de páginas: 432
Editora: Arqueiro
Compre na Amazon:


SINOPSE

O assassino perfeito não tem vínculos, apenas vítimas
Para Durzo Blint, matar é uma arte… e ele é o artista mais talentoso da cidade. Temido por muitos, Durzo é uma lenda viva com as mãos manchadas de sangue e nenhuma culpa pelas vítimas que deixa pelo caminho.
Esse mundo sombrio também não é novidade para o jovem Azoth. Sobrevivendo entre becos sujos, ele aprendeu que a esperança é uma piada. Pelas regras das guildas, crianças são agredidas e surradas todos os dias.
Tentar contestar essa realidade seria um risco alto demais. Mas quando a morte se torna questão de tempo para ele e seus amigos, Azoth se vê forçado a vencer o medo e agarrar a chance de virar um derramador, um assassino. Ele precisa se tornar discípulo de Durzo Blint.
Para ser aceito, o garoto abandona sua antiga vida e abraça uma nova identidade. Ao se tornar Kylar Stern, ele aprenderá a transitar no mundo dos nobres, sobreviver às magias de seus inimigos e cultivar uma amizade muito especial: a da escuridão.


RESENHA – CAMINHO DAS SOMBRAS

O medo pode nos levar a fazer coisas terríveis e até mesmo cruéis, mas até aonde você iria para deixar de senti-lo? O caminho da noite irá revelar a sua verdadeira face, e a criança nascida da dor e do desespero trilhara o caminho das sombras em busca de redenção tornando-se um lamina, um anjo da noite.

“A vida é vazia. Quando tiramos uma vida, não estamos tirando nada de valor. Derramadores são matadores. É só isso que fazemos. É só isso que somos. Não há poesia no oficio da amargura”.

O garoto Azoth de apenas 11 anos de idade, trabalha como ladrão de guilda para ter o que comer e onde dormir. Cansado de sentir fome e sofrer as crueldades cometidas por Rato o principal espancador de sua Guilda, Azoth se depara com Durzo Blint o melhor derramador do mundo, um homem que não sente medo, mas inspira no coração de quem conhece o seu nome, e a partir desse ponto o garoto decidi tornar-se um derramador, um assassino assim como Blint, mas para isso ele terá que enfrentar seus maiores temores.

Após muita relutância Azoth é aceito como aprendiz de Durzo Blint e precisara de uma nova identidade, passando então a ser conhecido como “Kylar Stern”  terá o treinamento mais severo de todos tendo que aprender usar os mais variados tipos de armas, controlar a dor, conhecer todos os venenos existentes e suas combinações mais sutis e mortíferas, e principalmente desenvolver seu talento e sua magia, afim de conseguir controlar as sombras e ser um Derramador tão bom quanto Blint. O nome Azoth está morto e agora a jornada de Kylar se inicia.

“Em poucas semanas descobriu que gostava dos treinos. Os combates, as práticas com armas sem fio, as corridas de obstáculo, até mesmo o ensino sobre as ervas. Aprender a ler com Mama K era difícil. Mas e daí? Duas horas de frustração por dia não eram nada. Azoth tinha uma vida boa.”

É muito fácil envolver-se nessa obra, perder a noção do que é ser bom ou ser mal já que observamos dois pontos de vista principais, sendo o de Kylar e o de seu mestre Durzo Blint. Encontramos muitos personagens marcantes a serem observados, como Logan Gyre que torna-se o melhor amigo de Kylar tendo então uma significativa construção durante o desenvolver da história, sem deixar de citar também Mama K com seus mistérios e estratagemas, e quanto a parte de vilões, também não deixa a desejar, pois ficamos chocados em INUMERAS partes com a crueldade de alguns personagens.

“E é você quem diz que a vida é vazia, insignificante. Que não levamos nada de valor quando tiramos uma vida. Olhe só como se agarra à sua própria. Seu hipócrita Filho da puta.”


SENTENÇA

Brent Week inicia essa trilogia de modo surpreendente com uma escrita simples porém riquíssima em detalhes e personagens memoráveis em um mundo recheado de magia. A trama se desdobra e evolui constantemente trazendo inúmeras reviravoltas. Vale ressaltar como o autor desenvolveu os personagens, colocando-os o tempo todo a prova de modo que cada um deve lutar contra seu próprio lado sombrio. Muito bem elaborada e muito bem escrita, Sem dúvida, um dos melhores livros do gênero, e com esse início de trilogia fantástico a expectativa para o segundo é realmente grande.

Comentários

Comentários