FICHA TÉCNICA

FUNDAÇÃO
Autor: Isaac Asimov
Ano de Lançamento: 2015
Nº de páginas: 270
Editora: Aleph
Compre na Amazon:


SINOPSE

O Império Galático possui 12 mil anos. E possui pujança, grandeza e estabilidade. Ao menos em sua fachada. Mas ele está em pleno declínio, lento e gradual. E, no final, culminará com uma regressão violenta da sociedade e a consequente destruição do conhecimento. Preocupados com isso, um grupo de cientistas traça um plano pela preservação do conhecimento adquirido. Vencedor do prêmio Hugo, como a melhor série de FC de todos os tempos, este é o livro inicial da Trilogia da Fundação.


RESENHA – FUNDAÇÃO

Conhecimento é poder e sem ele caminhamos cegos pelo universo, sem rumo, sem perspectiva alguma do amanhã, e em nossa busca continua por sabedoria acumulamos inúmeras perguntas a serem respondidas.

E se hoje uma pessoa fosse capaz de “Calcular” o futuro e descobrisse que o resultado para essa conta é simples: 30 mil anos de trevas e tempos bárbaros em um mundo onde toda a sabedoria adquirida através das eras será perdida… Talvez haja uma solução e essa é a resposta que realmente importa.

“Para nós, toda a vida é uma série de acidentes a ser enfrentada com improvisações”

Chegamos a uma época onde a humanidade colonizou boa parte da via láctea e o conhecimento adquirido através das eras é imensurável e essencial para a contínua evolução do universo e sua maior potência; O Imperio Galáctico. Trantor é a capital do Imperio e lar de um dos principais regentes dessa obra: Hari Seldon, um renomado cientista perito na ciência da psico-historia que é capaz de prever o futuro com base em inúmeras probabilidades.

A trama inicia quando Hari Seldon prevê a queda do Imperio Galactico seguido de 30.000 anos de trevas e barbaridades, então decide intervir e assim cria a Fundação com o proposito reduzir esse tempo para 1.000 anos. A partir desse ponto um grupo de cientistas é exilado para o extremo da galáxia, tendo a responsabilidade de criar a Enciclopédia Galáctica, e o outro grupo para algum outro lugar no universo, porém, sem pista alguma de seus reais objetivos e de sua localização.

“Para eles, toda vida tem um propósito e deve ser enfrentada com cálculos antecipados.”

O Plano Seldon é extremamente complexo e mirabolante e dessa maneira o psico-históriador, Hari Seldon, prevê inúmeras crises durante as quais a fundação ira se deparar no decorrer do processo e então deixa um registro com a solução para cada uma dessas crises, ao ponto que acompanhamos a constante evolução da fundação e a maneira que as crises são superadas de maneira estratégica e política.

“A explicação é banal: a remota destruição de Trantor não é em si um acontecimento único no esquema da humanidade. Será antes o clímax de um complicado drama que teve início há séculos e que se acelera continuamente. Refiro-me, nobres senhores, ao declínio atual e consequente destruição do Império Galáctico.”


SENTENÇA

Durante a leitura, observei que não temos um aprofundamento nos personagens e no cenário já que a história não possui um protagonista, embora talvez seja a própria fundação, fica evidente o foco principal no desenvolvimento da trama e na resolução de cada crise Seldon. Palavras como política, religião e cultura são os ingredientes principais desse incrível enredo criado por Isaac Asimov que apresenta um texto inteligente e fácil de se absorver, mostrando toda a grandiosidade da Fundação.

Comentários

Comentários