FICHA TÉCNICA

CORAÇÃO DE AÇO (Executores #01)
Autor: Brandon Sanderson
Tradutor: Isa Prospero
Ano de Lançamento: 2016
Nº de páginas: 392
Editora Aleph


SINOPSE

Misteriosamente várias pessoas, de diferentes origens, recebem superpoderes, mas são corrompidas por eles e tornam-se vilões cruéis. Após tomarem o controle das cidades para si, eles criam uma nova realidade distópica, submetendo os humanos a uma vida de servidão. Isso aconteceu há dez anos, quando David viu seu pai ser morto por Coração de Aço, ditador de Nova Chicago. Agora, ele se dedica a estudar as fraquezas desse e de outros supervilões, planejando fazer parte do misterioso grupo dos Executores, pessoas comuns com a ousada missão de matar os tiranos um a um.


RESENHA

Coração de Aço é o primeiro livro da trilogia Executores, escrito pelo autor estadunidense Brandon Sanderson e lançado em Novembro de 2016 pela editora Aleph.

“ Eu já vi Coração de Aço sangrar.
E o verei sangrar de novo. “

Brandon Sanderson é um dos grandes expoentes da literatura fantástica, escritor de obras como Mistborn (lançados pela editora LeYa) e The Stormlight Archive (sairá pela Aleph), Brandon conseguiu através de seu talento atingir um número gigantesco de fãs pelo mundo. E Coração de Aço vem para consolidar ainda mais o sucesso de Brandon no Brasil. Desde que foi anunciado a compra dos direitos de publicação pela Aleph, centenas de pessoas se manifestaram positivamente nas redes sociais e desde então aguardamos ansiosamente o lançamento de tão esperada obra. Será que valeu toda esta expectativa?

“ Eu tinha lembranças do mundo como era no passado. Afinal, só fora dez anos antes. Porém, era difícil me lembrar de um mundo de sol quando só se vi escuridão todos os dias. Lembrar aqueles tempos… era como tentar me lembrar de detalhes do rosto do meu pai. Aos poucos você esquece esse tipo de coisa. “

Coração de Aço é que se pode chamar de um livro “blockbuster”, muitos dos elementos que encontramos em filmes de grande sucesso hollywoodianos pode também ser encontrados aqui: ação, drama, humor, tensão, um super-vilão, clímax poderoso e um final arrebatador. Mesmo um livro relativamente pequeno, em número de páginas, para tantos adjetivos, Coração de Aço surpreende e consegue realizar esta mesclagem de maneira magistral.

“ O programa já tinha começado. Mostrava Coração de Aço dessa vez. Às vezes, ele aparecia pessoalmente, às vezes não. Estava em pé em cima de uma das altas torres de rádio no seu palácio. Uma capa negra estendia-se atrás dele, esvoaçando. “

Depois do surgimento de um misterioso objeto no céu conhecido como Calamidade, algumas pessoas misteriosamente ganharam super-poderes, entretanto, diferentemente do usual elas não se tornaram “heróis”, de alguma forma os Épicos, como passaram a ser conhecidos, passaram a agir de maneira totalmente adversa à moral humana, são frios, cruéis e arrogantes. Coração de Aço é tido como um dos mais poderosos Épicos do mundo, invulnerável às balas, explosões, eletricidade e qualquer outro dano, além de possuir força sobre-humana, voar, lançar rajadas de energias e ter a capacidade de tornar tudo envolto, com exceção de matéria viva, aço. Coração de Aço é o governante supremo da Nova Chicago, cenário onde se passa a trama, que conta com o auxílio de seus asseclas e exército pessoal conhecido como a Patrulha. Sua liderança é baseada na opressão e no medo, mantendo boa parte da população vivendo nas sub-ruas da cidade.

“ – Não podemos deixá-los nos convencer de que isso é normal! “

Os Executores é um grupo formado por rebeldes, que não aceitam as condições impostas pelos Épicos, e lutam de maneira ordenada e detida, visando combate-los um a um, de acordo com suas armas e limitações. David, nosso protagonista, é um jovem de 18 anos, que na infância viu seu pai ser morto por Coração de Aço em um evento que ficou conhecido como a Grande Transfersão, onde toda a cidade tornou-se composta de aço. Desde então, David estuda possibilidades de destruir seu algoz e vingar a morte de seu pai, logo no início do livro, o jovem se depara com os Executores, e vê neste encontro premeditado (?) a possibilidade de se aliar aos rebeldes. Não vou entrar em mais detalhes sobre a trama, a própria sinopse já traz tudo o que leitor precisa saber antes de inicia-la. Mais do que isso, sinto que poderia prejudica-lo, e inibir as surpresas e admiração que são postos durante a leitura.

“- Seu pai acreditava no melhor das pessoas – Prof disse – Você pode chamar de tolice, mas eu nunca consideraria isso um defeito. Ele era um herói filho. Ele lutou contra Dedo da Morte, um Épico que massacrava pessoas arbitrariamente… “

O livro é repleto de ação e humor, em diversos momentos iremos gargalhar com os pensamentos do jovem David e, principalmente de seu “dom” para metáforas. Cody, um dos Executores, também proporciona momentos hilários ao lado de nosso protagonista. Em geral, todos os personagens possuem bons momentos durante a narrativa, alguns obviamente com mais ênfase do que outros. O livro é escrito em primeira pessoa por David, e talvez aí resida um dos (poucos) pontos fracos da obra, os Épicos são figuras abrangentes pelo mundo, e ficar preso somente ao ponto de vista de David e aos acontecimentos que o rodeiam, limitaram um pouco a obra. Acredito que poderíamos ter uma visão maior e melhor sobre outros locais da cidade, se tivéssemos outros personagens. Que fique bem claro que isso não diminui em nada a qualidade SOBERBA do livro.

“Onde existirem vilões, existirão heróis. Aguarde. Eles virão. “


SENTENÇA

Coração de Aço é sem dúvidas um dos maiores lançamentos literários de 2016. Recomendado para TODOS os públicos, mesmo àqueles que não possuem o costume de ler. Uma história ágil, objetiva, com muita ação, humor e momentos de tensão.

Comentários

Comentários