FICHA TÉCNICA

MATERIA ESCURA
Autora: Blake Crouch
Ano de Lançamento: 2017
Nº de páginas: 358
Editora Intrínseca 
Link da Amazon: http://amzn.to/2mQD9YM


SINOPSE

”Você é feliz com a vida que têm?”Essas são as últimas palavras que Jason Dessen ouve antes de acordar num laboratório, preso a uma maca. Raptado por um homem mascarado, Jason é levado para uma usina abandonada e deixado inconsciente. Quando acorda, um estranho sorri para ele, dizendo: “Bem-vindo de volta, amigo.”Neste novo mundo, Jason leva outra vida. Sua esposa não é sua esposa, seu filho nunca nasceu e, em vez de professor numa universidade mediana, ele é um gênio da física quântica que conseguiu um feito inimaginável. Algo impossível. Será que é este seu mundo, e o outro é apenas um sonho? E, se esta não for a vida que ele sempre levou, como voltar para sua família e tudo que ele conhece por realidade?

Materia Escura


RESENHA – Matéria Escura

O que é a realidade? O que podemos ver, tocar e sentir? Ou o que habita em nossos corações também? Ou ela é indefinível devido aos limites de nossa mente? E se houvessem inúmeras realidades sobrepostas no universo? Se pudéssemos alcança-las, faríamos? Se houvessem várias vidas suas ocorrendo em paralelo? Você gostaria de saber como teria sua vida se tivesse se casado com aquela namorada que você dispensou? Tivesse aceito aquela proposta de emprego ou enfim, tivesse trilhado outro caminho na vida? Jason Dessen desejava conhecer tais realidades alternativas, e por não saber que era impossível foi lá e fez.

Materia Escura

“A maioria dos astrofísicos acredita que a força que mantém as estrelas e as galáxias unidas, aquilo que faz todo o universo funcionar, vem de uma substância teórica que não se pode medir nem observar diretamente. O que eles chamam de Matéria Escura. E essa matéria compõem a maior parte do Universo conhecido.”

O protagonista da história é Jason Dessen, um físico brilhante que optou por abrir mão de seu promissor futuro acadêmico para se dedicar a família quando soube que sua esposa Daniela estava grávida. Lecionando em uma universidade, agora a vida de Jason gira em torno de sua família…e ele adora, mas sempre se questionou como teria sido sua vida se tivesse optado por suas pesquisas. No dia em que vai visitar seu amigo de faculdade, que está celebrando um grande prêmio acadêmico em um bar com os alunos, ele é sequestrado por um desconhecido mascarado que conhece intimamente sua vida e o deixa inconsciente após aplicar uma misteriosa substância em seu sangue. Horas depois ele acorda em outra realidade espaço temporal.

Materia Escura“É estranho ter um filho adolescente. Uma coisa é criar um menininho, e outra, completamente diferente, é uma pessoa quase adulta esperar que você a ensine a viver. Sinto que tenho pouco a oferecer. Sei que alguns pais enxergam o mundo com mais clareza e confiança, que sabem exatamente o que dizer aos filhos, mas não sou um deles. Quanto mais envelheço, menos entendo as coisas.”

O antagonista da história é Jason Dessen, um físico brilhante que optou por abrir mão da mulher que amava e seu futuro como pai de família para se dedicar a sua pesquisa brilhante no campo da física. Ele acredita que pode construir uma “máquina” capaz de abrir as portas para outras dimensões, outros universos alternativos, e para isso conta com um financiamento monstruoso e seu desejo incansável, mas sempre se questionou como teria sua vida se tivesse optado pela vida em família. O mundo desses dois Jasons irá colidir. Duas realidades serão sobrepostas, onde só há espaço para um Jason existir. Quem sobreviverá? E o que está em jogo pode ser mais do que sangue, pode ser o destino do peso de nossas escolhas.

Materia Escura

“Acho que, assim como você, como eu, como todo mundo ela tinha arrependimentos. Acho que às vezes acordava no meio da noite se perguntando se o caminho que seguiu foi o certo. Com medo que não tivesse sido. Perguntando a si mesmo como teria sido sua vida se tivesse ficado ao meu lado.”


SENTENÇA

Matéria Escura é mais uma daquelas obras com uma excelente premissa que não deu certo. Em sua trama, o autor fundiu realidades diferentes em um mesmo espaço tempo, assim como tentou fazer com os temas e diferentes gêneros literários abordados, mas não funcionou. Uma parte drama existencial (pouco aprofundando), um pouco thriller policial e suspense com ficção científica que infelizmente deu uma péssima fusão. O primeiro terço do livro, até pela habilidade da escrita do autor, te prende bastante e é muito promissor, mas conforme a trama vai se revelando o livro fica extremamente repetitivo. As explicações “técnicas” no que tange a parte científica da obra também não são explicadas direito, são apenas jogadas para dar suporte ao suspense. Alem de conter alguns “furos” na história, esta ainda tem um péssimo final. A mistura de coisas deliciosas por vezes pode gerar um péssimo sabor. O mais sensato seria o autor ter encontrado a “matéria escura” que ele cita em sua obra, ter entrado em uma realidade alternativa, encontrado seu “eu” escritor deste livro, na época em que foi escrito, e ter mudado o mesmo por completo. Infelizmente como o escritor Blake Crouch não possui a inteligência de seu personagem “Jason Dessen”, isso não é possível, então teremos que nos contentar com o que está nestas páginas mesmo.

Link da Amazon: http://amzn.to/2mQD9YM


Comentários

Comentários