SOPHIA, ALEXIA E O MUNDO ALÉM DAQUI
Autora: Brenda Bernsau
Ano de Lançamento: 2016
Nº de páginas: 298
Editora Jaguatirica


SINOPSE

Uma caixinha de música quebrada. Foi o que Sophia e Alexia, duas crianças que vivem em um vilarejo afastado, herdaram da avó que as criou. Isso, e o forte vínculo que uma criou pela outra. O objeto, que inicialmente parecia inútil, mostra ser possuidor de grandes poderes quando as crianças conhecem Prisca, uma desconhecida irmã da falecida avó. Através da magia da caixinha, ambas são transportadas para um mundo onde há dois sóis, criaturas fantásticas de todas as espécies e uma natureza impensável. No entanto, as irmãs acabam sendo separadas por forças maiores e, tendo de sobreviver uma sem a outra, elas enfrentam numerosos desafios. Sophia acaba por ser amaldiçoada, enquanto que Alexia perde a memória. E, para agravar ainda mais a situação, o mundo maravilhoso está em colapso. Agora, apenas se superando, contando com a ajuda de bons amigos, do curiosíssimo Prometeu e do legado deixado pela avó, as irmãs poderão salvar a si mesmas e ao Mundo além daqui.

Sophia, Alexia e o Mundo Além Daqui


RESENHA

O que você espera sobre um livro de Literatura Fantástica? Anões? Elfos? Dragões? Magia? Orcs? Batalhas épicas? Ou apenas uma elucidação metafórica do nosso mundo? Uma ponte para o desconhecido? Sophia, Alexia e o Mundo Além Daqui é uma fantasia nacional escrita pela autora Brenda Bernsau e publicado pela editora Jaguatirica em Setembro de 2016.

“Não há outra coisa que não o infinito. Fins são apenas passos dentro de um sem-fim. “

Sophia, Alexia e o Mundo Além Daqui é uma viagem extraordinária ao fantástico, as nossas culturas e crenças, aos nossos anseios e principalmente a nossa imaginação. Na obra acompanhamos as duas Irmãs, numa jornada de descoberta dentro de um mundo sem igual, não desigual, mas incomparável. Encontrando pelo caminho figuras míticas e bem conhecidas de nosso folclore e o floreio das palavras expressas pela autora é mágico e absurdamente bom.

Sophia, Alexia e o Mundo Além Daqui

“- Ainda não entendo sua utilidade.
– Então, ele é inutilíssimo. A utilidade está no que você atribui ao presente, minha encantadoríssima Alexia. “

Tudo se inicia com uma simples caixinha de música, atualmente quebrada, herdada de sua falecida avó. As duas garotas vivem reclusas, tidas como “estranhas” pelos moradores locais, em determinado ponto recebem a visita da irmã de sua avó, Prisca. Ela traz consigo a esperança de consertar o pequeno “artefato”, pois detém a peça que faltava para o funcionamento pleno da caixinha. No instante que se toca a música enclausurada proveniente do artefato, uma forte ventania altera os alicerces do mundo, e as garotas são arremessadas para um local desconhecido, onde a impossibilidade tornou-se possibilidades.

“O amor é a chave mestra deste mundo e de todos os mundos além, mas muitos são os que não o usam para mais do que abrir as portas de suas próprias casas. Venha até aqui. “

Não vou me alongar sobre o que ocorre a partir da chegada de Sophia e Alexia a este “plano” desconhecido e aos encontros “impagáveis” que elas terão, acredito que as descobertas feitas por nossas protagonistas são tão impactantes quanto as nossas, como leitores. Posso adiantar, que em um determinado ponto as garotas se separam, como numa bifurcação de um rio corrente, nos levando a uma exploração cada uma a um ponto mágico e encontros com improváveis criaturas. E aqui reside o grande trunfo da obra, a diversidade. São tantas criaturas e criações, tantos dialetos e jogo de palavras expressados nos personagens, com uma complexidade simplista e plena, tornando a jornada absurdamente rica. Destaque para o personagem “misterioso” conhecido como Prometeu, detentor de uma linguagem “amabilíssima” e sempre presente nos momentos mais importantes da narrativa.

Sophia, Alexia e o Mundo Além Daqui“… Há dois males, minha amabilíssima Sophia: aqueles que herdamos e aqueles que nos são impostos. De qualquer modo, a solução é sempre uma, e nasce de dentro. Para todo temor há resposta. “

O livro como um todo é tal qual um conto de fadas, daqueles que nos remete à nossa infância, ao buscar e explorar o desconhecido. Não há grandes e eloquentes batalhas, não busque aqui algo proveniente de um “Senhor dos Anéis”, “As Crônicas de Gelo e Fogo” ou outras obras do gênero. Sophia, Alexia e Mundo Além Daqui é um livro de fantasia muito mais “pessoal”, sobre a jornada de duas garotas, perdidas num mundo mágico e que usam o amor e a inocência que só a infância pode prover, a seu favor.

GOSTOU DA RESENHA? JÁ LEU O LIVRO? O QUE ACHOU? DEIXE NOS COMENTÁRIOS!

Comentários

Comentários