Com a chegada do segundo semestre é hora de fazer uma pequena retrospectiva sobre nossas melhores leituras destes seis primeiros meses. Entre lançamentos de peso e outros livros que já algum tempo haviam sido publicados, nós (Artur Moraes e Diego Ribeiro) fizemos um Top #10 com as melhores leituras até então.

Lembrando dois pontos. Esta lista consiste somente de livros já lançados no Brasil, e não são exclusivamente lançamentos de 2017. Ao final, deixe nos comentários quais foram suas escolhas para este primeiro semestre.

TOP #10 – ARTUR MORAES


#10 – CAÇADOR EM FUGA

Link para resenha: https://goo.gl/i5m6Zj

Caçador em FugaAutores: George R. R. Martin, Gardner Dozois e Daniel Abraham
Ano de Lançamento: 2017
Nº de páginas: 304
Editora LeYa
Compre AQUI: http://amzn.to/2qtq2k0


SENTENÇA

Caçador em Fuga é uma ótima pedida para os fãs de Ficção Científica e até mesmo para aqueles que ainda desconhecem o gênero. Sua agilidade e humor são viciantes. Os autores criaram uma obra profunda em apenas poucas páginas. O mundo é crível, os personagens são instáveis como tem de ser, e as críticas refletem nossa conduta. Um soco no estômago. Não há muito mais o que dizer além disso: Você precisa ler este livro!


#9 – O FLAGELO DE DERNESSUS (Maretenebrae #02)

Link para resenha: https://goo.gl/ZyM1Rj

Autor: L. P. Faustini
Ano de Lançamento: 2016
Nº de páginas: 337
Editora Estronho
Compre aqui: Amazon


SENTENÇA

Flagelo de Dernessus vem para consolidar o trabalho do autor L. P. Faustini e colocá-lo junto à vanguarda da ótima leva que temos tido ultimamente de autores nacionais do gênero Fantástico. Nesta segunda obra, muitas questões são respondidas, mas outras tantas são estabelecidas. O final é sem dúvidas o ponto mais alto da saga até o momento. Os personagens continuam sendo muito bem explorados e as novidades agregam muito ao livro.


#8 – AS TUMBAS DE ATUAN (Ciclo Terramar #2)

Link para resenha: https://goo.gl/d62sQw

Autora: Ursula K. Le Guin
Ano de Lançamento: 2017
Nº de páginas: 160
Editora Arqueiro
Compre AQUI: http://amzn.to/2sgFotg


SENTENÇA

As Tumbas de Atuan é um clássico da Literatura Fantástica. Com uma história riquíssima e debates pertinentes, esta continuação da saga do maior feiticeiro de todos os tempos é algo próximo a uma linda canção que fica sobre os acordes do tempo, esperando para ser entoada. Leitura obrigatória para os fãs de fantasia e desta autora genial.


#7 – MEIO REI (Mar Despedaçado #01)

Link para resenha: https://goo.gl/TaCBFv

Autor: Joe Abercrombie
Tradutor: Alves Calado
Ano de Lançamento: 2016
Nº de páginas: 288
Editora Arqueiro
Compre aqui: Amazon


SENTENÇA

Meio Rei é indicado para TODOS os amantes de uma boa história, independentemente de seu gênero ou classificação etária. Para quem já conhece o trabalho de Joe Abercrombie, sabe que seus personagens são em grande parte memoráveis e nutridos de frases marcantes. Você irá sorrir, você irá sofrer e ao final ficará surpreso com a capacidade que o autor tem de agregar tantos sentimentos dentro de um livro com pouco menos de 300 páginas: medo, raiva, tristeza, superação, amizade, regozijo e vingança.


#6 – ENTRE CABRAS E OVELHAS

Link para resenha: https://goo.gl/9oYJKC

Autor: Joanna Cannon
Ano de Lançamento: Abril/17
Nº de páginas: 472
Editora Morro Branco
Compre AQUI: http://amzn.to/2rVoVI9


SENTENÇA

Entre Cabras e Ovelhas é sem dúvidas uma das minhas melhores leituras do ano. Um verdadeiro soco no estômago da sociedade e na sua conduta frente ao diferente. Grace e Tilly nos conduzem para uma autodescoberta. Ao final só há uma verdade, todos temos um pouco de Cabras e Ovelhas.


#5 – REVIVAL

Link para resenha: https://goo.gl/HgoFio

Autor: Stephen King
Tradutor: Michel Teixeira
Ano de Lançamento: 2015
Nº de páginas: 376
Editora Suma de Letras
Compre aqui: Amazon


SENTENÇA

Revival é King em uma de suas melhores performances ultimamente, incisivo e perturbador. O desenvolvimento dos personagens já é uma de suas marcas registradas e aqui não é diferente. Boa parte do livro vamos acompanhar Jamie em suas dúvidas e frustrações e Jacobs em sua busca obsessiva pelo mistérios da eletricidade. O final é magistral, digno do Mestre.


#4 – O POÇO DA ASCENSÃO (Mistborn #02)

Autor: Brandon Sanderson
Ano de Lançamento: 2015
Nº de páginas: 720
Editora LeYa
Compre aqui: Amazon


SENTENÇA

O Poço da Ascensão é a continuação direta de O Império Final. Após os trágicos e inesperados eventos do livro anterior, a equipe formada por Kelsier se vê em uma intrigada disputa política, e que ao menor sinal de erro pode custar o futuro de todo o mundo. Brandon Sanderson explora ainda mais sua revigorante fórmula mágica, a Alomância, nos proporcionando um ótimo livro. Com uma boa dose de ação e um final que irá deixá-lo de queixo caído.


#3 – A CANÇÃO DO SANGUE (A Sombra do Corvo #01)

Link para resenha: https://goo.gl/hvAHtc

Autor: Anthony Ryan
Ano de Lançamento: 2014
Nº de páginas: 640
Editora LeYa
Link da Amazon: http://amzn.to/2nTZcB4


SENTENÇA

A Canção do Sangue é sem dúvidas um livro que merece ser lido e reconhecido como uma das melhores obras de Fantasia já lançadas no Brasil. A escrita de Ryan é cativante, a maneira como ele constrói sua estrutura narrativa é de encher os olhos, você vai lendo e lendo, e simplesmente perdendo a noção do tempo. Mesmo sendo o primeiro livro da trilogia, A Canção do Sangue será difícil de ser superado.


#2 – O OLHO DO MUNDO (A Roda do Tempo #1)

Link para resenha: https://goo.gl/4UNxmx

Autor: Robert Jordan
Ano de Lançamento: Agosto/13
Nº de páginas: 800
Editora: Intrínseca


SENTENÇA

O Olho do Mundo é um livro a ser lido por TODOS os amantes de Literatura Fantástica e além. Uma jornada de muitas aventuras, perigos e emoções. O início de uma saga epopeica que merece uma atenção especial e um cuidado especial por parte da editora e de seus fãs. Robert Jordan nos inicia numa jornada que será longa, mas completamente inesquecível.


#1 – JARDINS DA LUA – (O Livro Malazano dos Caídos #1)

Link para resenha: https://goo.gl/X7tCtp

Autor: Steven Erikson
Ano de Lançamento: 2017
Nº de páginas: 608
Editora Arqueiro
Link da Amazon: http://amzn.to/2p9A2ft


SENTENÇA

Jardins da Lua é de fato complexo. É necessário atentar-se a cada detalhe. De uma maneira geral, aconselharia ao leitor ler de maneira tranquila, não se force tanto, não leia com tanta voracidade, absorva as nuances, sem pressa. A partir do momento que você deixar o rio fluir de maneira natural, sua imersão neste universo será completa. E neste momento, você irá concordar comigo. Jardins da Lua é uma verdadeira OBRA-PRIMA da Literatura Fantástica mundial. E merece MUITO alcançar seu sucesso em nosso país.




TOP #10 – DIEGO RIBEIRO


#10 – AS PRIMEIRAS QUINZE VIDAS DE HARRY AUGUST

Link para resenha: https://goo.gl/2JpTNp

Autora: Claire North
Tradutor: Ângelo Lessa
Ano de Lançamento: 2017
Nº de páginas: 448
Editora Bertrand Brasil
Compre aqui: Amazon


SENTENÇA

O livro é uma encantadora aventura de viagem temporal magistralmente escrita. A autora conseguiu criar um pequeno, mas “rico mundo” cheio de detalhes dentro da nossa realidade. Através dos olhos de nosso cativante protagonista somos apresentados a uma das melhores histórias sobre “renascimento”, recomeços e o poder da escolha já escritas. O efeito do tempo que incide sobre todos nós. Imprudência, maturidade a brevidade da vida e sua repetição, mesmo que seja em sua vida ou na dos outros. A história é ágil e cheia de suspense com um final angustiante se revelando apenas na última página, literalmente. Eu acabei de ler esta obra agora, mas pretendo lê-la mais umas quinze vezes pelo menos, pena que tenho apenas uma vida para isso.


#9 – MEIO MUNDO (Mar Despedaçado #02)

Link para resenha: https://goo.gl/aho1Py

Autor: Joe Abercrombie
Tradutor: Alves Calado
Ano de Lançamento: 2017
Nº de páginas: 368
Editora Arqueiro
Compre aqui: Amazon


SENTENÇA

Apesar de conter quase todos os elementos que uma grande fantasia épica necessita, e de forma concisa e leve, “Meio Mundo” é muito mais do que parece. O autor nos presenteia com uma rica jornada de crescimento, amadurecimento, dor e redenção. Através de diferentes arquétipos representados em seus inúmeros personagens são abordadas inúmeras facetas da jornada humana. Amor contra o ódio. Dever apesar da honra. Calma em meio a imprudência. Paz através da guerra. Aprendam de uma vez, quando vocês lerem “Joe Abercrombie” na capa de um livro, podem comprar!


#8 – MONGE GUERREIRO

Link para resenha: https://goo.gl/bWMrp3

Autor: Romulo Felippe
Ano de Lançamento: 2017
Nº de páginas: 420
Editora Drakkar


SENTENÇA

Prepare o seu coração para as coisas que o Romulo Felippe (autor) vai te contar, ele vem do Espírito Santo e pode não lhe agradar. Esse sensacional livro é uma jornada de fé, e a mesma não nos poupa de aflições, apenas nos acompanha nas mesmas. Nossos protagonistas tem por Pai Deus, mas por mãe solidão. Nosso antagonista tem por pai a mentira (diabo) e por mãe o vazio. No embate de crenças, aço e dor quem sempre ganha é a morte. A “fonte de água viva” que traz segurança, por vezes parece seca. Através dos músculos do braço, pescoços tencionados, joelhos dobrados e corações abrasados veremos o que significa mover montanhas pelo que se acredita. Flertando com a fantasia através de unicórnios, gigantes, mortos-vivos e dragões nosso autor nos ensina a dizer não e ver a morte sem chorar. Um livro encantador que precisa ser lido, não por ser de um autor “nacional”, mas porque a boa literatura não tem fronteiras, e essa obra é a prova disso. Dúvida? Talvez seja por você ser um homem de pouca fé. Mas não sendo seu caso não se esqueça que a fé sem obras está morta. Por isso te convido a abrir a primeira página e não se encantar.


#7 – O Pistoleiro – (A Torre Negra #1)

Link para resenha: https://goo.gl/XAzwum

Melhores Leituras do 1º Semestre | Artur Moraes e Diego RibeiroAutor: Stephen King
Ano de Lançamento: Abril/2012
Nº de páginas: 224
Editora: Suma de Letras
Compre na Amazon: http://amzn.to/2typsUx


SENTENÇA

Tentei apreciar este livro de uma forma “correta”, apenas como um primeiro volume de uma possível série. Sem saber sua dimensão exata. Não como alguém que já sabe toda a dimensão da obra completa e o status que ela alcançaria no “futuro”, e fiquei impressionado. Uma história sem começo e sem fim exatos, apenas retratando um momento na vida de um personagem em sua caçada com alguns breves, mas importantes “flashbacks”, é uma empreitada no mínimo ousada. Mas Stephen King não ganhou sua coroa de rei usurpando ninguém, a fez por merecer. Com muito cuidado e estilo ele vai te guinando de forma segura e revelando todos os “tesouros” escondidos e não revelados ao longo da trama. Respondendo e levantando questões na hora certa. Misturando diferentes estilos como uma pseudo-distopia, suspense, uma dose de terror e flertando com Magia, King nos presenteia com uma obra pequena em dimensões mas enorme em sua profundidade. Denso e sofisticado. Sem dúvida me proporcionou longos dias e belas noites de leitura, pena que foram tão poucas.


#6 – MULHERES PERIGOSAS

Link para resenha: https://goo.gl/ceZgq1

Melhores Leituras do 1º Semestre | Artur Moraes e Diego Ribeiro

Autor: George R. R. Martin, Brandon Sanderson, Megan Lindholm, Joe Abercrombie, Diana Gabaldon, entre outros.
Ano de Lançamento: 2017
Nº de páginas: 736
Editora LeYa
Compre AQUI: https://goo.gl/Kt7we8


SENTENÇA

Essa gigantesca antologia não é apenas enorme em suas dimensões, mas também em sua proposta. Nos apresenta inúmeros autores novos em ascensão, assim como “monstros” consagrados que já conhecemos ou deveríamos conhecer. Fantasia, suspense, distopia, ficção científica, terror, drama e ficção histórica. Raramente você encontrará uma gama tão variada de temas e estilos de escritas compilados em um só volume, tornando-se um verdadeiro “desbravador literário”. Apenas o conto final, já valeria todo o investimento. George Martin mostra porque amamos odia-lo e não suportamos esperar por tudo que ele escreve, mas o livro nos apresenta muito mais! Histórias incríveis e envolventes que vão fazer você devorar esse “tijolo” em pouquíssimos dias. O melhor livro de contos que já li na vida… ok, não sou muito fã de contos, mas gostei tanto deste livro que me fez mudar de idéia. O único e real perigo deste livro é você não te-lo em sua estante.


#5 – DUNA

Melhores Leituras do 1º Semestre | Artur Moraes e Diego RibeiroAutor: Frank Herbert
Ano de Lançamento: 2017 (2ª edição)
Nº de páginas: 680
Editora Aleph
Compre aqui: Amazon


SENTENÇA

Escrito há décadas atrás Duna não continua sendo atual. Por que para isso, ela precisaria ser “datada”, e não é. Esta obra é atemporal. Quando este que vos escreve já tiver partido desta vida, e você que está lendo também, esse livro ainda será lido de forma atual. Com uma das mais completas e perfeitas construções de mundo (Worldbuilding) que já li, Frank Herbert (autor) não só deixou um livro maravilhoso como um “tratado” sobre a escrita fantástica. Ciência, economia, política, geologia e religião é explorado de forma detalhada sem ser enfadonha. Um livro para se ter, recomendar e presentear. Pegue carona nestas páginas eternas e sinta a areia em seus olhos enquanto você está montando em um verme gigante navegando e cruzando estas infindáveis dunas.


#4 – NINFEIAS NEGRAS

Link para resenha: https://goo.gl/wUoTbk

Melhores Leituras do 1º Semestre | Artur Moraes e Diego RibeiroAutor: Michel Bussi
Ano de Lançamento: 2017
Nº de páginas: 386
Editora Arqueiro
Compre aqui: Amazon


SENTENÇA

Essa exuberante obra não se contenta em contar uma boa trama. Ela é repleta de pequenas histórias interligadas que vão te envolvendo e angustiando até a última página (literalmente). A prosa realista do autor encanta e assusta na mesma proporção. Quem nunca desejou ter uma “obra-prima” exposta em casa? Provavelmente você, assim como eu, não têm dinheiro para comprar um quadro de Monet, mas com certeza possui o bastante para adquirir este livro e exibi-lo em sua estante. Sei que não é igual, mas irá te satisfazer da mesma forma.


#3 – LEVIATÃ DESPERTA (The Expanse #1)

Link para resenha: https://goo.gl/A2YLzA

Melhores Leituras do 1º Semestre | Artur Moraes e Diego RibeiroAutor: James S. A Corey
Ano de Lançamento: 2017
Nº de páginas: 672
Editora Aleph
Compre AQUI: http://amzn.to/2poaMFW


SENTENÇA

James S.A. Corey (Daniel Abraham e Ty Franck) são os maestros desta encantadora “ópera espacial”. Um brilhante drama sideral composto de música e vozes. O som dos propulsores atômicos, torpedos, lamento da natureza dos planetas, raios e ranger de pistolas. Vozes de humanos, marcianos e todos os que se encontram no meio clamando por sobrevivência, amor e vingança. Trama e diálogos carregados de política, economia, suspense e porque não romance? Todas as suas notas perfeitamente harmonizadas. O público brasileiro precisava de uma obra de peso, e atual, como essa para levar seus leitores a desejarem mais. Mais das estrelas, mais do futuro e mais de si mesmo. Abra seus olhos, prepare seus ouvidos e deixe essa melodia te encantar. Bem vindo ao futuro.


#2 – JARDINS DA LUA – (O Livro Malazano dos Caídos #1)

Link para resenha: https://goo.gl/X7tCtp

Melhores Leituras do 1º Semestre | Artur Moraes e Diego RibeiroAutor: Steven Erikson
Ano de Lançamento: 2017
Nº de páginas: 608
Editora Arqueiro
Link da Amazon: http://amzn.to/2p9A2ft



SENTENÇA


#1 – A SOMBRA DO VENTO

Link para resenha: https://goo.gl/Ze5J97

Melhores Leituras do 1º Semestre | Artur Moraes e Diego RibeiroAutor: Carlos Ruiz Zafón
Ano de Lançamento: Maio/17
Nº de páginas: 464
Editora: Suma de Letras
Link da Amazon: AQUI


SENTENÇA

Esse livro é uma lenda. Mas eu não acreditava em lendas… até termina-lo. Alguns livros nos informam, outros nos entretem, mas pouquíssimos alimentam a alma. Através da escrita encantadora de Zafón, somos bombardeados, de maneira sutil e genial, com tanta informação e sabedoria que chega a espantar. Em meio a um suspense de tirar o fôlego somos guiados pelos meandros da mente e do coração em todas as fases da vida. Falar mais desse livro seria quase limita-lo, o que seria uma injustiça. O pai de Daniel (protagonista) disse que ele deveria escolher um livro e guardar para a vida inteira, e ele o fez. Carlos Ruiz Zafón, não nos disse isso quando escreveu esta obra, mas é exatamente isso que fazemos ao terminar de ler. Simplesmente inesquecível.


Este foi nosso Top #10 das melhores leituras deste primeiro semestre, e para você, quais são os livros que mais se destacaram nestes seis primeiros meses? Deixe nos comentários abaixo.

Comentários

Comentários